Como participar?

FASE 1

Os alunos interessados deverão produzir:

1 – um guião de aproximadamente 150 palavras sobre um tema ambiental da atualidade, dando um conselho prático para reduzir a sua pegada ecológica no quotidiano; este guião deverá incidir em temáticas relevantes no âmbito dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável / Agenda 2030:

ODS 3. Saúde de qualidade
ODS 6. Água potável e saneamento
ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis
ODS 15. Proteger a vida terrestre
ODS 12. Produção e consumo sustentáveis.

Os guiões deverão ser elaborados no âmbito do trabalho extracurricular da disciplina de Ciências Naturais.

2 – um vídeo “self-tape” (gravado por exemplo, com o telemóvel), em que apresentam o seu “Minuto Verde” com base do guião por si escrito. Os guiões podem ser escritos em grupo (trabalho coletivo), desde que o vídeo seja depois apresentado por apenas um elemento.

Os vídeos self-tape deverão ser enviados para saracampos@quercus.pt, indicando nome completo, idade, ano de escolaridade, a instituição de ensino, contacto eletrónico, contacto telefónico e nome do docente responsável. No caso do guião ter sido escrito por mais alunos além do que apresenta, deverão ser indicados os nomes.

No mesmo e-mail, deverá ser enviada a declaração de participação no projeto autorizada pelo encarregado de educação.

Kit pedagógico auxiliar para a elaboração do guião e do vídeo:

Vídeo tutorial para escrita do guião e apresentação do vídeo
Episódios da rubrica Minuto Verde (formato original)
Dossier sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável / Agenda 2030


FASE 2

Serão selecionados os 20 melhores trabalhos com base na avaliação dos seguintes critérios:

– relevância do tema escolhido;
– abordagem ao tema;
– originalidade;
– credibilidade da informação / guião;
– performance e postura ao nível da apresentação;
– equilíbrio geográfico, temático e de género entre os 20 selecionados.


FASE 3

Os vídeos / alunos selecionados de norte a sul do país receberão a visita da equipa real do Minuto Verde na sua escola, onde irão gravar profissionalmente o seu “Minuto Verde”, com o apoio de um teleponto, onde será inserido o guião da sua autoria, devidamente revisto.

A equipa de filmagem (que é a mesma do formato original do Minuto Verde) deslocar-se-á a cada escola de acordo com um calendário pré-definido, para efetuar as gravações dos conteúdos, fazendo-se acompanhar de um estúdio móvel com os meios técnicos necessários para a gravação dos pivots.

Estas deslocações serão apoiadas, à semelhança da 1ª edição em 2017, por uma viatura elétrica BMWi, por forma a reduzir o seu impacte ambiental.


FASE 4

Os vídeos serão editados pela equipa, tendo como base o formato original (incluindo um genérico, uma moldura gráfica, um cronómetro decrescente de 60 segundos e legendas em rodapé) e posteriormente divulgados nas redes sociais da Quercus e identificados pela hashtag #ominutoverdevoltaaescola.

Os vídeos serão disponibilizados aos alunos responsáveis pela sua autoria e respetivas instituições de ensino, sendo incentivados a partilhar nas suas redes sociais.

Os vídeos finais serão também propostos para emissão televisiva em moldes a definir.