Sobre a rubrica Minuto Verde

Imagem do Minuto Verde entre 2006 e 2008

O “Minuto Verde” é uma rubrica de educação e sensibilização ambiental que serviu de inspiração ao projeto-piloto “O Minuto Verde Vai à Escola” e, presentemente, ao projeto “O Minuto Verde Volta à Escola”.

O “Minuto Verde” é uma rubrica de educação ambiental produzida e apresentada pela Quercus aos dias úteis de manhã durante o programa “Bom Dia Portugal”, emitido na RTP1, RTP3, RTP África e RTP Internacional. Desde 2017, a rubrica passou a ser também emitida diariamente, à tarde, no programa informativo “Portugal em Direto”, da RTP1.

Em episódios de 60 segundos gravados previamente, apresenta conselhos simples para reduzir a pegada ecológica no dia-a-dia, sensibilizando para a importância de preservar os recursos naturais e os ecossistemas.

Com mais de 4260 episódios emitidos em 16 anos de existência, a rubrica tem conquistado um notável reconhecimento por parte do público e da sociedade em geral, que contacta habitualmente a equipa com sugestões de filmagem e pedidos de esclarecimento.

A rubrica é também utilizada como recurso pedagógico por parte de escolas e empresas, sendo atualmente um caso único de longevidade e continuidade na televisão portuguesa no âmbito desta temática.

Imagem do Minuto Verde entre 2009 e 2019

Todos os episódios ficam disponíveis diariamente na plataforma RTP PLAY (http://www.rtp.pt/play/p55/minuto-verde).

Em termos de abrangência geográfica, o Minuto Verde já realizou deslocações a todos os distritos de Portugal Continental e também, por diversas vezes, às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, procurando, de forma descentralizada, mostrar os bons exemplos ambientais em todo o país.

Entre 2012 e 2015, graças à perceção de que o programa tem uma audiência significativa em países de língua portuguesa, através emissão da RTP África e RTP Internacional, foram realizados mais de 80 episódios especiais em 5 países lusófonos, com o apoio da CPLP e de outras entidades: Cabo Verde e Moçambique (2012), São Tomé e Príncipe (2013), Angola (2014) e Timor-Leste (2015).

Em Setembro de 2017, o “Minuto Verde” foi distinguido com o prémio “Mobilidade em Bicicleta”, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

Em Outubro de 2017, a Quercus lançou um livro inspirado nos conselhos da rubrica, editado pela Casa das Letras, e distribuído em 1000 lojas a nível nacional, com o apoio da RTP.

Em Novembro de 2017, a Quercus promoveu o projeto-piloto “O Minuto Verde Vai à Escola” apoiado pelo Fundo Ambiental, desafiando alunos do 8º ano do Ensino Básico a criar e apresentar os seus próprios “Minutos Verdes”.

Entre 2018 e 2021, o “Minuto Verde” foi utilizado como ferramenta de divulgação de vários outros projetos de Educação Ambiental promovidos pela Quercus com o apoio do Fundo Ambiental, tendo sido realizados temáticos sobre mobilidade sustentável, economia circular, polinizadores e poupança de água.

Imagem do Minuto Verde desde 2019

Desde 2020 que os vídeos do “Minuto Verde” são utilizados no âmbito da disciplina de Ciências do 8º ano, como recurso digital associado à www.escolavirtual.pt da Porto Editora.

Em 2022, a rubrica Minuto Verde foi distinguida com o Prémio Ciência Viva Media 2022, um galardão que visa premiar “personalidades e instituições que se destacam pelo seu mérito excepcional na promoção da cultura científica em Portugal”.

Em 2022 e 2023, a rubrica Minuto Verde voltará a inspirar um projeto destinado à comunidade escolar. “O Minuto Verde Volta à Escola” retoma a ideia do projeto-piloto em 2017 e, novamente com o apoio do Fundo Ambiental, vai desafiar alunos do 3º ciclo do Ensino Básico a escreverem e apresentarem os seus próprios “Minutos Verdes”.